Trabalho dos agrônomos potencializa a produção agrícola
A agropecuária é atualmente um dos setores em crescimento na economia pernambucana, principalmente na pauta da exportação com os segmentos da fruticultura e cana-de-açúcar. Por trás dessa expansão, está o trabalho dos engenheiros agrônomos, que levam pesquisa e tecnologia ao campo, elevando a produtividade das lavouras e da pecuária.
Nesta segunda-feira, 13 de setembro, é comemorado o Dia Mundial do Agrônomo. “É uma carreira promissora, com amplas possibilidades e de grande valor”, destaca Dimas Menezes, agrônomo, há 45 anos, e professor do curso de Agronomia da UFRPE.
“Esses profissionais atuam em todas as etapas do ciclo produtivo, desde o plantio ou criação de rebanho, até a sua comercialização, podendo trabalhar também na melhoria da alimentação animal e humana, recuperação e preservação do meio ambiente, fiscalização de produtos, entre outras”, completou o agrônomo.
Envolvido no Seminário do 28º Agrinordeste, Dimas chama a atenção para a importância do evento, que reúne capacitações profissionais, produtos e serviços voltados para a agropecuária. “É uma grande oportunidade mostrar o potencial rural e sua diversidade, já que reúne um grande público urbano”, finaliza o professor.