Notícias

Começou a contagem regressiva para a 30ª Agrinordeste

Começou a contagem regressiva para a 30ª Agrinordeste

Começou a contagem regressiva para a 30ª Agrinordeste

O Espaço Cícero Dias, no Mar Hotel Conventions, em Boa Viagem, foi o palco de lançamento da 30ª Agrinordeste, que aconteceu nesta terça-feira (7), no já tradicional café da manhã. O evento contou com a presença de diversas lideranças políticas, administrativas e governamentais ligadas ao agronegócio, mostrando as transformações que a feira passou ao longo do tempo, bem como as inovações da edição deste ano, que acontece entre 30 de novembro e 3 de dezembro, e homenageia seus primeiros apoiadores: Sebrae, Sistema CNA/Senar e Banco do Nordeste.

Entre as novidades, pela primeira vez os visitantes poderão comparecer ao evento durante o fim de semana, acompanhando atrações como o 15° Show de Lácteos, que reúne os melhores produtos da região no Concurso de Queijos e Outros Lácteos e a 10ª Feira dos produtores de Cana do Nordeste (Norcana), trazendo tecnologias do setor sucroalcooleiro. Além disso, a feira traz ao público cerca de 120 capacitações, entre palestras e oficinas, com palestrantes de vários estados do Brasil e até mesmo de outros países.

Frente a tamanha longevidade, o presidente da Faepe, Pio Guerra, enalteceu a evolução da Agrinordeste, que desde os anos 90 realiza a missão de conscientizar a população sobre a importância de se investir no agronegócio. “A primeira Agrinordeste foi em 1993. Não havia estandes nem expositores naquela época, só palestrantes e autoridades. Este ano, serão mais de 50 mil visitantes com entrada franca, isso gera uma dimensão muito mais interativa com a sociedade urbana, que é uma das coisas importantes, trazer a realidade do campo para a cidade, proporcionando renda para quem vem do campo e seus produtos”, afirmou.

“O agricultor precisa conhecer o cidadão urbano e vice-versa. O cidadão urbano precisa ter uma noção mínima do que é produzir no campo e os seminários orientam isso. Não há nenhum evento em Pernambuco ou no Nordeste com 120 palestras, que levem ao produtor conhecimento de mercado, de políticas públicas e da competitividade de cada setor produtivo”, completou.

Um dos aliados da feira durante essas três décadas tem sido o Sebrae. Segundo Murilo Guerra, superintendente da instituição no estado, a Agrinordeste ultrapassa as barreiras de Pernambuco. “É um festival de negócios, de troca de conhecimento, de tecnologia para o agro. Ganhou uma proporção e uma importância que hoje a consolida como o maior evento indoor do agronegócio regional. Para o Sebrae, é um orgulho participar”, declarou.

Já Pedro Ermírio, superintendente do Banco do Nordeste, um dos grandes parceiros da Agrinordeste, citou a importância da feira para a existência do contato com o produtor rural. “O banco, responde por cerca de 70% do crédito rural aqui no estado e esse ano estamos operando o maior Plano Safra da história. O Governo Federal disponibilizou o maior volume de recursos, principalmente com foco na agricultura familiar, dessa forma, vamos utilizar o espaço da feira para levar as novidades e oportunidades”, adiantou.

O funcionamento da feira será entre 10h e 21h e tem entrada gratuita. Estima-se que mais de 50 mil pessoas participarão do evento ao longo dos quatro dias. A 30ª edição da Agrinordeste é uma realização da Faepe, com patrocínio do Sebrae, Sistema CNA/Senar, Senar Pernambuco, Banco do Nordeste (BNB) e apoio do Sistema OCB.

Compartilhe esta postagem:

Postagens relacionadas

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?